Buscar
  • graandrade

Tic-Tic, a história da história



O tempo da quarentena tem me servido para colocar alguns projetos literários no papel! Com o "Tic-Tic: o elástico invisível do coração" foi assim, embora esta história já tenha começado há algum tempo.


Surgiu de uma imagem que criei com minha filha mais velha, para que ela ficasse mais confortável na escola, quando eu a deixava lá. Eu disse a ela que entre as pessoas que se amam existe um elástico invisível que faz com que os corações estejam sempre juntos. Assim, é possível se distanciar de quem a gente ama, pois por mais que o elástico estique, sabemos que o reencontro acontecerá. Lá em casa virou um hábito: cada despedida vem acompanhada de um abraço apertado e um "Tic-Tic", pra deixar os corações bem quentinhos e conectados.


Funcionou tão bem, que resolvi levar esta história a diante e, usar a literatura para ajudar outras famílias a lidarem com a angústia da separação que toda criança vive na primeira infância. Então a história foi para o papel, bati em algumas portas editoriais, mas o texto acabou parando em uma pastinha de arquivos digital.


O reencontro com uma amiga querida, que hoje mora longe, fez com que o projeto fosse retomado com fôlego para ser livro e mais que isso, comprovou que os eláticos não falham! Ana Paula é mãe de 3 crianças e também estava com projetos literários engavetados. Resolvemos seguir juntas, trocando experiências, nos apoiando e nos breves intervalos que a maternidade nos dá, fomos encontrando os primeiros caminhos da edição.


Reunidas as forças, o próximo desafio seria o de encontrar uma ilustradora com sensibilidade e talento para trazer Liz à luz. Nas frestas do instagram encontrei Maria Rocha, artista portuguesa, que se apresentava em aquarelas fabulosas nas quais identifiquei a personagem, imediatamente. Ela compreendeu nosso contexto de produção independente e abraçou o livro, verdadeiramente, criando personagens vibrantes e amorosas em um universo fantasioso que faz jus ao imaginário infantil.


Nascia um livro encantador que nas mãos do atencioso Vitor Drumond, ganhou corpo, forma, robustez. A parceria nos exigiu confiança e paciência para desbravar os caminhos do KDP da Amazon, onde o livro agora está publicado. Ao meu lado do começo ao fim, com palavras potentes que só me levam adiante estava um maridão-autor, cercado por nossas rebentas bochechudas.

Conto esta história, muito pessoal, para marcar a diferença que compõe este livro: o afeto. É disso que ele é feito, é sobre isso que ele fala e é tudo isso que espero deixar disponível aos leitores.


Calhou de ficar pronto em plena quarentena, não quis esperar para lançar. Penso sobre isso o seguinte, deixemos nossos elásticos bem esticadinhos por hora, acreditemos nesta força. Vai chegar a hora do reencontro e de Tic-Tic's apertados para todo lado.


Informações sobre vendas:


1) Como se trata de uma publicação independente o livro foi lançado no modelo "paper back" na Amazon. Neste modelo ele é impresso sob demanda, o que viabiliza a produção e distribuição por autores. Mas, infelizmente este serviço não está disponível no Brasil. Então, ao menos por enquanto, em território nacional só é possível adquirir o ebook ,que é bem baratinho (R$6,00)! Cada download engorda o porquinho para uma futura impressão.


2) Por sua vez, brasileirinhos mundo a fora, podem encomendar o livro e recebê-lo impresso, em casa. É uma chance para as crianças manterem contato com a língua portuguesa e mais ainda com nossa cultura. Portanto, se você conhece famílias e comunidades brasileiras, morando nos EUA, Inglaterra, Alemanha, França, Espanha, Itália, Japão e Canadá, seria lindo indicar o "Tic-Tic", que está disponível nos respectivos sites da Amazon em cada país. A expectativa é que as vendas no exterior possam me ajudar a lançar a versão impressa do livro também no Brasil =)


Espero que esta história alcance muitos corações,Tic-Tic!!!

365 visualizações1 comentário

 2020 by  graandrade, Belo Horizonte, MG, Brasil.

  • Facebook Gra Andrade Artista TicTic Livro Infantil História Estória Crianças
  • Instagram Gra Andrade Artista TicTic Livro Infantil História Estória Crianças